Skip to main content

Alguém, ou você mesmo já se perguntou ou já tentou escrever quais são seus valores? Humm… acho que pensar, pensou, escrever acho que não…

Pois é, vou fazer a provocação de sugerir que você escreva 3 coisas que considera como seus valores fundamentais. Para facilitar, ou complicar, na minha opinião valores não são coisas bonitas ou interessantes que ouvimos quase todos os dias. Não são pensamentos ou conceitos que crescemos ouvindo repetidamente por nossos pais, professores ou mentores que escolhemos. Valores são muito poucos e… inquebrantáveis.

Se você escrever alguma coisa como:

Honestidade, Amizade, Justiça, Lealdade, etc.

Vou convidá-los a refletir sobre estes “valores”:

Honestidade – Você às vezes mente? Omite? Aumenta ou diminui? E se tiver que decidir entre roubar e salvar a vida de um filho? Situações extremas? Pense.

Amizade – Coloque o amor, sexo, sucesso entre outras coisas misturadas neste valor e pensem no que pode acontecer.

Justiça – Justiça não é lei, e nem sempre combinam. Quem oferece a outra face? E quando a lei não alcança e pune? Olho por olho, dente por dente? Imagine.

Lealdade – No meu dicionário, leal é o que acompanha, defende, protege nos bons e maus momentos, mas há e deve haver limites, caso contrário, no meu dicionário se transforma em fidelidade, e fiel pra mim é o meu cão, Fubá!

Então vamos lá, agora que eu facilitei a vida de todos opinando sobre valores, vejam o que sobra para escrever sobre eles.

VALORES no meu conceito somente pode ser equiparado à FÉ absoluta, seja lá no que for. Aquela FÉ pela qual sacrificaríamos a própria vida. Sem eles ficamos incompletos. Perdemos a bússola e o norte.

Pois bem, qual o objetivo deste meu pensamento: lutarmos e sofrermos por valores reais sem os quais não sobreviveríamos e não por conceitos baseados em frases feitas, interesses e objetivos emprestados do alheio que incorporamos ao nosso comportamento, e que nos desviam do que realmente é importante. Todos os valores que usei como exemplo, são baseados em circunstâncias, e nem por isso, não devemos tentar ao máximo tê-los como princípios que nos conduzam a um mundo melhor.

Valor não tem circunstâncias e nem limites, é monolítico e inquebrantável. Todos os têm é difícil de encontrar e muito mais difícil de reconhecer.

Para refletir.

Leave a Reply