Skip to main content

Analisando algumas estatísticas realizadas em minhas experiências passadas como recrutador de executivos, revi alguns resultados que são válidos para os executivos de plantão.

O tempo médio de permanência para os níveis ABC (CEO, Diretor, Gerente) nas empresas é de aproximadamente 3 anos! Meu teclado surpreso, pondera: conheço vários profissionais que estão na mesma empresa há décadas!

Fato, respondo ao meu pouco analítico colega (o teclado). Considerando que as estatísticas falham pouco, a análise dos dados indica o seguinte:

Se o profissional durante um período de 3 anos:
– Não foi promovido
– Não teve um aumento de responsabilidades
– Não mudou de função

Nas circunstâncias acima, independentemente das leis de mercado, duas coisas estão prestes a acontecer:
– Você está pensando em pedir demissão
– Você é um sério candidato a ser demitido

As estatísticas são indicadores fortes e imagino que ao se analisar o histórico profissional de carreira e tempo nas empresas, muitos vão começar a pensar seriamente sobre este assunto.

Claro que existem exceções, sempre existem e como tal devem ser tratadas. Portanto, estejam atentos e entendam que isto não é necessariamente um cenário ruim, apenas é o que é.

Ou seja, é importante empreender uma carreira permanentemente ascendente que possibilitará uma permanência longeva, e/ou prestar muita atenção a este ciclo, que muitos ainda não têm conhecimento, ou tendem a ignorar. Não se deixem surpreender!

Lembrem-se, somos pedreiros, que terminada a construção ou nos habilitamos a outras competências, ou cederemos lugar para paisagistas, decoradores, etc…

Para refletir

2 Comments

  • Maria Lúcia Faustino Lins de Souza Lima disse:

    Maurício, gostei muito do seu texto. Com clareza mostra que, o profissional não deve se estabilizar na inovação de suas ações, pois o cargo não é garantia. Se o profissional se reinventar, acrescendo novas ideias e mantendo em suas mãos alguns “segredos” na realização delas, será valorizado e se tornará peça importante na empresa. O aperfeiçoamento, especialização profissional, nos dias de hoje, é primordial.

  • NeusaC.Ieffa disse:

    Vcs atuam em SP?

Leave a Reply