Skip to main content

Conversando com meu teclado, começamos a discutir algumas curiosidades da vida animal e tentando fazer um comparativo com o comportamento de nós seres humanos. Algumas semelhanças são óbvias e conhecidas por todos, como: Lealdade, vaidade, raiva, agressividade, sentimento de grupo, liderança, e por aí vai.

Mas, uma coisa nos chamou a atenção: O que diferencia a capacidade de aprendizado entre os animais e o que esta diferença nos faz tão parecidos com eles?

Pensamos então no Jacaré e no elefante…

Jacaré: Surgiu há aproximadamente entre 80 e 240 milhões de anos, conviveram com os dinossauros e tem em média um cérebro risível de 8,5 gramas do tamanho de uma noz. Apesar de viverem em grupo, nunca percebi (também não conheço nada deles) um jacaré batendo papo com o vizinho.

Elefante: Surgiu há aproximadamente 60 milhões de anos são animais inteligentes e que apresentam uma excelente memória. São capazes de se comunicar por sons e gestos. Seu cérebro pesa em média 7,5 quilos.

Por que estas diferenças entre estes dois animais? Simples, creio que estas diferenças estão justamente no tamanho da boca do jacaré e no tamanho do ouvido do elefante. Alguns menos atentos podem me perguntar, o que uma coisa tem a ver com a outra? Simples também, um desenvolveu a boca, o outro o ouvido.

Mas e você, qual o tamanho de suas orelhas?

Para refletir…

One Comment

  • Maria Lúcia Faustino Lins de Souza Lima disse:

    Maurício, gostei muito do seu Blog. Li seus textos e os assuntos abordados estão descritos de forma clara, parecendo uma conversa realmente. A cada leitura me coloquei a refletir em cada proposta. Parabéns! Lerei as próximas postagens com certeza.

Leave a Reply