Onde começa o processo de liderança? Se fizermos uma figura de linguagem, podemos imaginar um sol iluminando, aquecendo, motivando, envolvendo, geralmente com olhar de cima para baixo.
Não está errado, mas é que isto é somente a metade do caminho. A outra metade não é tão difícil de se ver, é que simplesmente não a consideramos no processo.
Acreditar, entender e aceitar é fundamental. Enfatizando aqui, que nem sempre o líder é um fio condutor de causas boas ou do bem, lembrem-se que uns dos maiores líderes do século passado se originou na Alemanha nazista.
Pois bem, qual é o ponto? O ponto é, que o processo de liderança, em qualquer ambiente hierarquizado, não está somente no comando da tropa ou no cumprimento da missão, está no entendimento da boa ordem, na compreensão e na aceitação do propósito.
Uma ordem, mal-entendida, ou não aceita no seu conceito, dificilmente o líder que a recebeu, irá exercer o papel que se espera dele.
A liderança, portanto, começa no ato de obedecer bem! Algumas vezes a não concordância pode até causar o não cumprimento de uma orientação superior, com todas as consequências que isto pode causar…
Complicado, difícil? Claro que é, mas o verdadeiro líder tem que entender, compreender e crer muito mais no propósito da missão, do que simplesmente aceitar e executar. Não somos como bons soldados devem ser, somos civis e nesta condição, o contraditório bem argumentado é uma virtude.
Para refletir.